quinta-feira, 10 de junho de 2010

O meio-ambiente!

Faz quase 3 meses que parei de comer carne vermelha! Parece pouco, mas tentem ficar apenas uma semana sem comer NADA de carne vermelha para entenderem a real dificuldade dessa minha escolha. É impressionante como as pessoas estão completamente dependentes de uma dieta com carne, seja ela bovina, suína, embutidos ou congelados.

Decidi parar depois que participei de uma mesa redonda sobre consumo de carne aqui na faculdade, onde estavam presentes: o professor de manejo pré-abate (carnívoro de carteirinha); o professor de bem-estar animal (vegetariano, quase vegano eu diria) e um médico, professor da faculdade de medicina para discutir os prós e contras do ponto de vista nutricional. Vi que não precisamos de carne para sobreviver, nem sua proteina é necessaria... Por sinal, o recomendado pela OMS é o consumo de 100g de carne por dia, mais que isso é exagero e pode fazer mal a saude!

Hoje já não sinto falta, mas nos primeiros dias parecia que tudo conspirava contra mim. Ia almoçar na casa da tia e o que encontrava? Carne moída. No coffe break do curso que eu fiz? Esfiha e risoles de presunto. Quando vc deixa de comer é que percebe o quanto todo tipo de alimento está vinculado à carne!
Meu objetivo seria virar vegana (não comer nada de origem animal), mas de uma hora pra outra é impossivel. Estou bem sendo uma semi-vegetariana (ainda como frango e peixe), o próximo passo é parar com o frango e assim por diante. O mais difícil vão ser o produtos lácteos, sou louca por queijos e qualquer coisa que leve leite. Me sinto muito bem quando conto para os outros que não como carne, de verdade! Ou então quando deixo de comprar algum produto porque leva carne em sua fabricação.

Existe uma campanha mundial chamada "Segundas Sem Carne". Eu já aderi. E pensem, é apenas um dia... Toda segunda feira, nada de carne! Fizeram pesquisas e viram que se a maioria da população parasse de comer carne pelo menos na segunda-feira, os impactos ambientais seriam reduzidos drásticamente.

Pensem sobre isso!! Vale a pena!!




                                http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

3 comentários:

Unknown disse...

Fefinha queridíssima!!!! A titia não vai fazer segunda nem terça etc..sem carne rsrsrsrs, sei que deve ser super legal, pois seu tio também aderiu a isso, mas eu???Tenho até diminuido um pouco o consumo, muiiito pouco, mas não dá...sorte sua que é uma menina de fibra...de opinião...de uma baita força de vontade e coragem como não conheço outra igual...mil beijos querida e lembra sempre que a vida anda em constante movimento...o que passou , passou e do que passou fiquem as experiências e o aprendizado...isso é que vale a pena o que não foi legal, colocamos na pastinha DELL....rsrsrs

Mazé disse...

Oi Fernanda!! Estou feliz de ver que vc retomou o blog com todo o gas....e repaginou!!!
Mas olha, por enquanto ainda sou carnívora...srsrsrsrs

gde beijo!

Ah.e a Flôr??? O Chocolate esta cada dia mais manhoso...passei a trabalhar no acampamento aqui de nossa Paróquia, fiquei 4 dias fora e ele ficou triste e não comia.....brinquei que ele foi o único a sentir minha falta..srsrsrs

Fefa / Mafe / Borrega disse...

Aaa.. a Flor está otima! Espuleta como sempre, pula igual uma louca qndo alguem chega e faz festa sempre... Espero q esteja tudo bem por ai! E acho q esta, certo Mazé? Beijos pra vc e pro Caio!!