quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Como tudo começou...

Bom pessoal... nunca na vida pensei em fazer um blog!
Ate que esse "probleminha" (espera ai que eu ja conto!) apareceu na minha vida...
Foi do nada, pegou todos de surpresa..amigos, familia...
Na verdade, eu nunca achei que teria tanta forca como estou tendo no momento para enfrentar isso... estou mais bem humorada que todos!! Oq é otimo!!
Daí, estava conversando com uma prima minha, que por sinal eh escritora, e ela me disse: "poxa Fefa, as vezes essas coisas acontecem na nossa vida nao apenas para aprendermos algo, mas para ensinar tambem...e ate agora tenho visto em vc um mestre.. vc esta com mta forca, e eh isso que devemos aprender com vc... pq vc nao escreve sobre? talvez vc possa ajudar muitas pessoas..."
Bom, decidi escrever! Espero que ajude msm... eh pra isso que estou aqui, alem de informar aos amigos que estao longe como estou!

Enfim, chega de blablabla e vamos a tal historia:
Eu sempre tive problema no joelho e nas costas...desde criança. Ja fiz RPG, fisioterapia, etc... Dores no joelho depois de muito esforço sempre foram normais pra mim.
Até que no ultimo feriado desse ano (1 de maio), começou uma dorzinha no meu joelho direito.. Não conseguia estica-lo... Mas não me incomodava, entao nem dei bola! Fui viajar, sem nenhuma preocupação...
Quando voltei, nçao sentia nada.. Uma dorzinha aqui, outra ali.. mas nada de mais também.
Um dia, umas duas semanas depois, me olhei no espelho e notei que o joelho estava inchado!
Pensei: "Opa! Alguma coisa de errado tem.. acho que é melhor ir no médico..."
Dei uma enrolada basica ate ligar.. e finalmente marquei uma consulta no hospital da UNESP, em Botucatu (pq eu moro la, faço zootecnia).. com um medico especializado em joelho...
Fui com aquele friozinho na barriga, com medo que fosse alguma coisa seria.. Ate pq nessa epoca meu joelho ja doía bastante e estava bem inchado!!
Ele me examinou e disse que nçao passava de uma inflamação na cartilagem, que era muito normal na minha idade (20 anos), e que era muito simples..era soh fazer fisioterapia e pronto! Por via das duvidas ele pediu um raio-x, mas disse que poderia ser feito depois que eu acabasse as sessoes de fisio.
Fui pra casa super feliz, que bom que nao era nada.. E alem de melhorar, ainda ia dar uma malhadinha nas pernas..iuhuuul! Tinha adorado a idéia! Na semama seguinte ja estava na fisio.. super me dedicando, não faltava um dia!
Achei estranho que a dor não passava, mas pensava que era pelo fato de estar no começo da fisio...
Bom, entrei de ferias da faculdade e ja tinha completado 12, das 20 sessoes de fisioterapia que o medico tinha pedido.. Resolvi marcar outra consulta para poder ir viajar tranquila.. Nessa fase eu estava mancando por causa da dor..e tambem tinha perdido o pedido de radiografia, entao acabei nao fazendo.
Na consulta ele disse que "estavamos" indo pelo caminho certo, que doia pq haviam sido poucas sessoes de fisio mesmo!
Fiquei muito sossegada e vim pra SP, minha cidade natal.
Dois dias que estava aqui, meu joelho doeu absurdos a noite e minha mae me levou, pela manha, num pronto socorro ortopedico...La, imediatamente, tiraram uma radiografia.. e foi aí que veio a BOMBA!!!
O que eu realmente tinha no joelho nao era inflamacao na cartilagem nada, era um tumor... um tumor osseo no femur!
Desabei, fiquei desesperada.. pq nao foi nada facil pra alguem que um ano antes tinha acabado de passar por uma síndrome do panico, receber essa noticia!
O medico do plantao nao era especialista, entao nao sabia dizer se era maligno ou benigno, nem nada!
Naquela tarde fui num especialista que ele tinha indicado...ele olhou a radiografia e disse que era benigno...isso acalmou a todos! Um alivio.. ele entao me encaminhou para outro médico.. Dr Andre Mathias Baptista, ortopedista especializado em tumores osseos.. um anjo em forma de pessoa! O melhor médico do mundo!! (risos)
A consulta foi na outra semana, e nao sei pq tinha um medo dentro de mim, um medo d q ele visse o exame e discordasse, falasse que era um tumor maligno.
E foi isso que aconteceu.. acho que eu ja estava preparada, pq qndo ele disse, nao foi surpresa nenhuma, nao derramei uma lagrima..e sabia (ainda sei) que tudo que for preciso fazer, sera feito... e vai passar, sera superado! O tratamento consiste em quimioterapia - cirurgia - quimioterapia.

Acho que a melhor parte de tudo isso foi ver o apoio de todos... foi sentir como as pessoas ao meu redor se preocupam comigo!! Toda minha familia, amigos..e ate aqueles nao tao amigos assim... eh bom dmais saber que tenho todo esse apoio e corrente de pensamento positivo a meu favor!!! Acho que eh isso que me segura forte, como uma barreira, pronta a aguentar os mais fortes temporais e fracoes.. tendo a certeza de q um dia todos eles passam..assim como td na vida!
Nada eh eterno.. tudo se supera... e sera superado!!

OBRIGADA A TODOS!!

Bom, acho q por hoje chega neh?!

17 comentários:

Unknown disse...

FEFA É MINHA MENININHA,IRMÃ DE ALMA,UMAS DAS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DA MINHA VIDA!!QUANDO FIQUEI SABENDO PENSEI :COM MINHA MENININHA NÃO ,COM ELA NÃO!!TENHO PLENA CERTEZA QUE SAÍRA VITORIOSA DESSA LUTA,SÓ NÁO QUERIA QUE ELA TIVESSE QUE PASSAR POR ISSO:QUIMIO,CIRURGIA.MAIS DERREPENTE PERCEBI QUE ELA ESTAVA NESSA NÃO PARA APRENDER ALGUMA COISA MAIS PARA ENSINAR,ESTAVA SERENA E COM ARMAR EM PUNHO PARA A BATALHA!ESTRUPICIO TE AMO MUITOOOO!!!

Unknown disse...

AH,NÃO PODERIA DEIXAR DE CITAR SEUS PAIS MINHA QUERIDA ,QUE DE MEUS TIOS SE TRANSFORMARAM EM HERÓIS-GUERREIROS, SE CERCANDO DE TODAS AS ARMAS, TE AMPARANDO DE TODAS AS FORMAS...

Unknown disse...

AMIGA ESTOU AQUI TORCENDO POR VC E PODE TER CERTEZA QUE PODE CONTAR CMG SEMPRE.. TDS AQUI EM CASA ESTAO TORCENDO MTO POR VC VIU... E QUE TD VAI DAR CERTO!!!! VC ESTA SENDO MTO FORTE E CORAJOSA E VAI SAIR VITORIOSA DESSA BATALHA...
AMO VC AMIGA!!!

BJAUM

Anônimo disse...

Acho que minha conta de telefone nuca vai vim tao cara quanto a desse mês!uhuahuuah!! Mas concerteza multiplicaria esse valor n vezes pra escutar sua voz,conversar,e saber como vc está tbm!
A distancia entre sp e btu vai ser tao pequena!e me aguade esse final de semana pq estarei ai...pra da um uta absurdo de forte em vc!

fique bem...(eu sei que vc esta)
pero no mucho..pois o lucao ainda nao chegou..
ps:pq nao enventaram tele-transporte ainda?

muchos bjos

Unknown disse...

Mafê, nós somos amigas desde 1900 e bolinha...vc foi a primeira amiga q eu tive qndo vim p Sampa e não tinha como negar éramos mais do q amigas, não é a toa q o tempo não conseguiu nos separar.É incrível como os nossos planos eram parecidos e q hj podemos ver q sempre conseguimos o q queríamos.Não tive outra amiga q me entendesse do jeito q vc me entende!Com certeza sou hj uma pessoa determinada e não tenho medo de enfrentar qualquer obstáculo por ter crescido junto com vc.Nem preciso dizer q vc tbm tem essa garra,pois ngm melhor q vc msm p saber suas qualidades.Hj posso ver o qnto aprendi com a sua amizade.Pra relembrar os velhos tempos: Big Beijo Bom Bem Borrado de Batom!!!
Elisa

fabíola disse...

fefezitcha

a gente só descobre que é vencedor quando ganhamos a batalha. sua força e superação são provas concretas da sua vitória !!!!

te amamos muito,
fabíola e malu

Unknown disse...

E de repente veio a noite escura...
A estrelinha de perna machucada derramou algumas lágrimas, mas, afastou o medo encheu-se de luz e brilhou na escuridão. Formou com seu pai e sua mãe uma unida e brilhante constelação. Aparecem, agora, corajosamente na escuridão, sempre juntas, lutando contra os ventos e a tempestada. Esta é a tal história da nossa Estrela, que espero que com este blog, consiga chegar e ajudar com sua luz outras crianças e jovens que estejam na mesma situação, mas sem muita coragem pra lutar.
E tudo passará, a noite se tornará clara, linda e a nossa Estrela, nossa constelação brilharão ainda mais forte, por terem sabido enfrentar juntas com tanta coragem uma difícil adversidade da vida.
Ah! E ainda nessa tal história tem a Flor (vide foto), que pra fazer parte dessa família, só podia ser revolucionária e tem todos os amigos, parentes que com suas orações, medalhas, missas, promessas não andam deixando os céus sossegado.
UM DIA VOCÊ DIRÁ, FEFÊ: VENCI!
Palavra de Madrinha!

Rafael disse...

Acho que numa situação dessa, percebemos quem é vítima e quem é vencedor.
Você, desde o começo, mostrou-se consciente dos desafios que vai enfrentar e nem sequer perdeu um lampejo de alegria e tranquilidade.
É assim que percebemos quem são os vencedores na vida, e é exatamente assim que você vai sair dessa, do mesmo jeito que entrou: vencedora.


um beijo, Mafe/Borrega/Fefuxa! =]

Anônimo disse...

Oi Fefa,

Poxa, pode contar comigo pro que vc precisar (mesmo eu estando longe)!! A gente dá um jeito. Vc é mto guerreira, um exemplo de pessoa msm. Gosto muito de vc.
Força qrida!!
Bjao!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Fefa!
Fiquei muito feliz ao ver sua força e disposição para superar essa situação e te mando energias supermegamasterhipergiga positivas.
Fiquei especialmente feliz ao ler o episódio do pediatra e sua alegria em se ver como criaça. Digo isso porque quando eu tive tumor ósseo no fêmur eu tinha 9 anos e hoje percebo que eu poderia ser frágil fisicamente naquela época, mas eu tinha a fé pura e inabalável que só uma criança pode ter, e isso foi com certeza a coisa mais importante na superação do tumor, junto, claro, com o apoio da familia e amigos. Por isso ficarei vibrando para que você consiga acessar essa fé infantil poderosíssima e siga sempre sendo essa pessoa vitoriosa e encantadora que sempre foi. Sobre o apoio da familia e amigos eu acho que não preciso falar nada né :)Beijos com muito carinho do seu primo distante fisicamente mas muito próximo no coração, Diogo

Unknown disse...

Fefinha, meu amor.... minha prima querida e madrinha de casório...foi muito dificil encarar essa noticia de frente...mas qdo estive com vc e vi como vc está sendo forte, criei forças pra enfrentar com vc essa batalha.... q tenho certeza q será uma vitória arrebatadora...não vai ser isso q irá derrubar as martin...certo??meu amor, saiba q pode contar comigo pra tudo...tudinho mesmo...e todas nós familia dal farra, martin e guimaraes iremos vencer...eu te amo muito, prima.... fica com deus!!!!

Unknown disse...

querida Fefê,

estou presente para meu apoio de corpo,alma,e um espírito especial de um eterno agradecimento.

xingue mesmo sua dor noturna. ela eh uma droga!ruim mesmo . o remédio que tomará a partir de segunda será uma droga que lhe trará o bem mesmo que os efeitos são chatos porem necessários.

consciência,
obediência,
paciência,

são sabedorias para transformar esta passagem uma parte do seu caminho de crescimento.
bjsô

primadel disse...

PRIMA..ou m elhor: HEROINA..
EU D E NOVO..RS.
JUSTAMENTE HJ Q INICIOU O TRATAMENTO É DIA 18-08-08!!..COINCIDENCIA?? NAO...ISTO E O CEU NOS MANDANDO UM RECADO DE Q VAI DAR CERTO!!!
OBAAAAAAAAA!!URRULLLLLLL!!EEEEEEEE!

Unknown disse...

Mesmo não te conhecendo, não pude deixar de me emocionar com o que escreveu... Parabéns.. você está no caminho certo...Antes de fazer minhas cirurgias eu fiz umas sessões com uma parapsicologa...e é bem por aí... sempre mentalize e se imagine curada e livre de tudo isso...
Td passa e para mim passou...Quando olho para tras me sinto forte e vitoriosa...
Quero te desejar do fundo do coração tudo de bom...e muita saúde!!!

Unknown disse...

Li seu primeiro post, agora quero/vou ler todos.
També descobri um tumor na minha perna.. mas ainda não sei o que é direito.
Mas somos fortes né?! Vamos superar essa.
Até!

DKRC disse...

Olá!!! estive pesquisando coisas sobre tumores osseos e apareceu o seu blog. Ate me arrepiei pq a minha história é mto parecida. Também tenho um tumor ósseo mas é no peroneo e graças a deus é benigno, mas só consegui saber 3 meses depois de fazer o primeiro Raio-X. Tudo começou com uma dor no joelho, fiz o Raio-X e fizeram-me uma serie de perguntas q achei estranhas. Eu achava q o meu problema era no joelho mesmo mas a final é um tumor de 4cm no peroneo. Ao fazerem o raio-x na clinica mandaram fazer o relatorio com urgencia,e paguei um médico dessa mesma clinica para perguntar o ke é q eu tinha e ele nao me soube dizer ao certo. Depois passei por muitos entraves para fazer a tomografia: minha medica de familia se enganou e mandou fazer para o femur, tive q ir pedir uma nova ordem para outro exame, dps enganaram-se e fizeram exame na perna que nao era!!! Uma tortura, fikei mto em baixo. Finalmente consegui entrar no Instituto de Oncologia do Porto (Portugal) depois de muitos esforços (nao percebo pq tanta burocracia em questões de saúde neste pais!!!!). E depois da primeira consulta fiz uma serie de exames entre os quais uma biópsia e foi o q revelou q é benigno, mas foi um tormento de 3 meses às cegas sempre com medo... agora o procedimento é vigiar a evoluçao do tumor e se estiver em crescimento é para tirar...estou mais descansada por ser benigno mas keria era tirar isso do meu corpo de uma vez por todas!!!!
Desculpe o desafabo mas identifico-me mto com o seu caso e acredito que vai correr td bem consigo!!! Muita força e apesar de nao a conhecer vou rezar por voce!! Um beijo e MTA FORÇA!!!! vai correr td bem ;-)